3 Solutions | WE SPEAK RETAIL – Consultoria e Formação retalho
Desde já agradecemos a consulta.
Pretendemos em passos simples, apresentar o nosso plano para o apuramento de competências profissionais e comportamentais de cerca de seis franqueados da rede Dia e apurar o perfil exemplo, que sirva como guia para o desenvolvimento dos atuais e/ou contratação de novos parceiros de negócio para franquia Dia.
O que é o teste DISC?
Conhecer mais sobre o comportamento das pessoas é uma questão que intrigou diversos estudiosos ao longo dos anos. O DISC é uma metodologia para fazer a avaliação comportamental a fim de identificar os perfis dominantes de uma pessoa.
O método DISC compreende que existem quatro perfis de comportamentos que predominam entre os indivíduos: dominância, influência, estabilidade e conformidade.
Essa teoria foi desenvolvida a partir de estudos do Dr. William Moulton Marston, um psicólogo americano que buscava entender como o ambiente impacta a perceção das pessoas.
A ferramenta de avaliação DISC foi desenvolvida pelo pesquisador Walter Vernon Clarke.
A intenção foi de estabelecer uma maneira de decifrar as competências socioemocionais dos seres humanos, a fim de prever a tendência comportamental em determinados cenários.
O modo de viver, as influências familiares e o ambiente de trabalho são fatores que impactam em algumas características humanas. Por isso, segundo a teoria DISC é possível decifrar quatro perfis predominantes.
É por isso que essa metodologia é muito utilizada dentro das organizações. Ela ajuda a definir um pouco sobre cada pessoa que está se candidatando para determinada vaga, ajudando a estabelecer os perfis profissionais dentro da empresa.
A criação do DISC
Como dissemos, o psicólogo William Moulton Marston é um dos principais responsáveis pela criação do DISC. Em 1928, ele publicou “As Emoções das Pessoas Normais”, a obra não era voltada para gestão de pessoas, mas dissertava sobre quatro principais dimensões do comportamento humano: dominância, indulgência, submissão e compliance.
A teoria DISC, criada por Marston, leva em consideração o peso de pressões internas e externas na tomada de decisões pelos indivíduos.
Por se tratar de uma avaliação comportamental, analisar o perfil DISC dos profissionais se tornou uma atividade cada vez mais popular também entre os gestores de RH.
Para possibilitar esse monitoramento, diferentes ferramentas foram criadas e desenvolvidas. Walter Clarke, também psicólogo, utilizou os estudos de Marston e, em 1945, desenvolveu um instrumento para detectar o perfil DISC das pessoas.
Desde então, essa avaliação tem se aprimorado, até chegar aos modelos atuais de testes DISC.
O teste DISC é aplicado por meio de questionários e formulários. Com as respostas, é possível gerar métricas que indicam comportamentos e competências dos colaboradores avaliados.
Em geral, os testes são de múltipla escolha, e demandam respostas diretas sobre temas como preferências pessoais, opinião e atividades que mais gosta de desempenhar. O resultado vai apontar a característica dominante do indivíduo.
A partir dessa análise, os gestores obtêm indícios relevantes para traçar o perfil dominante dos profissionais, incluindo seus pontos fortes e pontos a melhorar, assim como o potencial que podem atingir na empresa.
Essas informações embasam as ações estratégicas que serão tomadas pela equipe de RH, tais quais o recrutamento, seleção, elaboração de plano de carreira, promoções, mentoring, coaching, definição de ações para elevar o engajamento e desempenho das equipes e gerenciamento de conflitos, por exemplo.
1. Dominância
Quem marca mais pontos nesse perfil costuma ser mais ativo diante das situações, tomando a frente das decisões e ajudando a aumentar os resultados. Tendem a ser pragmáticos na busca por resultados mais satisfatórios, e por isso, são competitivos. Fornecer feedbacks curtos e objetivos é uma das maneiras mais eficazes de abordá-los.
2. Influência
Quando o resultado do colaborador indica predominância da influência significa que a persuasão é um dos pontos que mais se sobressaem no comportamento deles. Por isso, ao dar retorno sobre o desempenho deles, o melhor é destacar como a avaliação pode ajudá-los a melhorar.
3. Estabilidade
Um elevado índice de estabilidade nos testes DISC indica que o colaborador consegue lidar com as próprias emoções e com as mudanças de contexto, mantendo-se estável e constante em relação às adversidades. Ao dar feedbacks a esses colaboradores, o mais recomendado é expressar a avaliação com exemplos específicos.
4. Conformidade
Quem pontua mais na categoria C preza pelas normas da empresa. Por isso, os profissionais com predominância da conformidade tendem a agir de maneira exata, seguindo as regras da empresa. Por isso, ao repassar a avaliação sobre o desempenho profissional, o ideal é explicar a situação a partir das próprias diretrizes da instituição.
1ª etapa
Briefing com os eleitos do Dia para levantamento de informação relevante para o processo.
2ª etapa
Análise de perfil com os franqueamos de sucesso escolhidos pelo dia.
Explicação de como aceder ao preenchimento do relatório online.
Questões práticas a ter em conta para que seja preenchido corretamente (Leva cerca de 30 minutos). Esta explicação poderá ser dada por nós a um elemento interno escolhido pelo Dia, que poderá servir de ponte para esclarecer alguma dúvida técnica que surja durante o acesso e preenchimento do relatório
3ª etapa
Devolução/feedback do relatório e apuramento das competências, bem como,
reforço de outras competências que sejam relevantes na verificação nos futuros franqueados a recrutar.
Esta etapa requer uma conversa entre cada um dos franqueados pelo nosso consultor.
Este momento servirá, não só, para apresentar o perfil ao profissional, como para reforçar a informação fornecida pela ferramenta DISC.
Leva uma hora a uma hora e meia por conversa.
4ª Etapa
Elaboração do perfil e apresentação do resultado do trabalho.
5ª etapa
(se considerarem oportuno) construção de um modelo de avaliação de desempenho a efetuar futuramente ao franqueado de perfil desejado, tendo em conta as competências exigidas para o cargo.
Se pretenderem acompanhamento ou realização da avaliação de desempenho aos franqueados de sucesso com o apoio da metodologia DISC anteriormente realizada.
(duração cerca de 2h)
Para facilitar todo o processo de identificação dos candidatos mais adequados e próximos do modelo ideal, sugerimos a elaboração de um guia de entrevista de trabalho que permita a identificação das perguntas e das respostas do candidato a franqueado.
Queremos partilhar o nosso entusiasmo na elaboração desta proposta. Por esse motivo, enredámos todos os esforços para que as ferramentas previstas para a sua concretização marquem pela sua diferença e eficácia. Pelo mesmo motivo, estamos convictos que os valores apresentados são muito competitivos.
A tomada de contacto com a realidade do Dia, é um momento importante, onde para além de toda a informação que irá ser trocada, iremos conhecer-nos mutuamente.
Entendemos que esta etapa não deve ter custo.
Apresentação da ferramenta DISC aos 6 líderes de sucesso, preenchimento por parte deles e apresentação dos resultados.
Custo inerente ao inquérito DISC:
Custo consultor / entrevista:
(Valores sem IVA)
Após o preenchimento da ferramenta e da conversa física com cada um dos seis líderes de sucesso, será finalmente apresentado o perfil de competências profissionais e comportamentais ideais para ser possível entrar como franqueado de uma ou mais lojas Dia.
Estamos sempre disponíveis para qualquer esclarecimento que pretenda ver esclarecido
Obter informações