3 Solutions | WE SPEAK RETAIL – Consultoria e Formação retalho

3Solutions & Fernando Leite

De mãos dadas em parceria

Foi em 2017 que fui procurado por duas empresárias no sentido de aplicar algumas formações no âmbito da gestão de equipas, liderança e comunicação, junto dos seus colaboradores. No decorrer da formação então aceite, e após a mesma ter terminado, as mesmas empresárias, solicitavam-me regularmente, intervenções no sentido de implementar os conceitos da formação no terreno. Assim se estabeleceu a nossa primeira parceria.
Com este e mais pedidos semelhantes, tomámos consciência da nossa mais-valia junto do mercado empresarial. Prendia-se com Formação, Recursos Humanos e Consultoria de gestão.
Com a participação e validação da DNA Cascais, a marca 3Solutions nasce assim, como uma solução credível e sustentável na consultoria de empresas.
Volvidos 5 anos, mantemos este formato que tanto nos tem definido e diferenciado no mercado. 
Com uma postura humide e em simultâneo assertiva e responsável, orgulhamo-nos de estabelecer relações comerciais, apenas com parceiros clientes que nos inspirem pelos seus valores. Só assim, poderemos afirmar que somos parte dessa parceria e que nos sentimos totalmente envolvidos nos resultados.
Estas são algumas das razões que justificam o nosso interesse em contribuir para a sustentabilidade futura da empresa Fernando Leite.
Queremos também aproveitar este momento para agradecer a forma profissional e envolvente de como nos foi apresentado o projeto.
Um abraço
Hugo Andrade Isidoro

Abordagem inicial

1ª fase

08/11
  • Reunião em formato de Steering (Direção);
  • Validação do organograma atual e futuro;
  • Validação da Visão, Missão e valores da empresa;
  • Validação de formato de reuniões nos formatos de steering, steering informativo e steering opinativo, como modelo de gestão.
  • Apuramento das prioridades de recrutamento e seleção para as novas funções
Seguintes trabalhos:
  • Avaliação do sistema atual de gestão com vista aos apuramento de áreas de melhoria;
  • Clarificação da metodologia e cadeia de contactos entre fornecedores de informática e outros junto dos elementos da empresa (Quem pode e como pode solicitar serviços aos fornecedores)
  • Criação do plano de ação cronológico (acessível em qualquer altura aos elementos da direção), para implementação das ações no terreno;
  • Definição da estratégia (nesta fase, organograma e implementação do mesmo no terreno com validação de todos os elementos chave da empresa)
  • Definição do conceito de liderança a implementar no terreno e a passar para todos os elementos das respetivas chefias
  • Partilha da lista de colaboradores por função;
  • Entrevistas com os elementos-chave e outros selecionados para apuramento de competências;
  • Reunião com elementos da direção para partilha de conclusões e criação do plano de ação cronológico de implementação no terreno.
  • Compromisso e estratégia online (fornecedores e elementos internos)
  • Formatação do plano comercial, budgets rotas

Formação no terreno e acompanhamento

Áreas de intervenção

Acompanhamento e desenvolvimento profissional ao nível da comunicação, liderança e gestão de tempo e prioridades da direção;
Este formato de acompanhamento prevê que a 3Solutions esteja disponível a tempo integral (de acordo com os timings e códigos a definir) através das ferramentas WhatsApp, telefone ou presencial sempre que marcado antecipadamente e em coordenação com os outros clientes, habitualmente em dias de expediente.
Pretendemos desenvolver on job as competências inatas ao nível da:
  • Comunicação e liderança;
  • Conhecimentos de gestão do negócio;
  • Contabilidade (Interpretação de P&L, domínio e controlo do EBITA e Outlook final;
  • Conhecimentos acerca dos processos de RH de desenvolvimento e avaliação profissionais;
  • Conhecimento acerca da gestão das prioridades;
  • Criação de análises SWOT e de planos de ação compatíveis por departamento;
  • Análise das possibilidades de expansão de negócio;
  • Gestão de lojas;
  • Merchandising;
  • HACCP;
  • Vendas;
  • Gestão de tempo e de prioridades;
  • Utilização de ferramentas (sofware) informáticas de suporte;
  • Criação de estratégia empresarial

A partir de novembro

RH

  • Realização da estrutura hierárquica;
  • Job description de todas as funções;
  • Planos de progressão de carreira;
  • Avaliações de desempenho, inquéritos de liderança e implementação de inquéritos de qualidade de serviço entre departamentos;
  • Apuramento das necessidades de recrutamento;
  • Implementação de processos (picagens, marcação de férias entre outros;
  • Reavaliação de complementos salariais (prémios e gratificações) por função;
  • Criação de planos de integração de novos colaboradores por cada função;
  • Regularização das tabelas salariais de acordo com cada função;
  • Implementação de inquéritos de saída;
  • Criação de métodos de recrutamento e implementação de processos;
  • Criação do guião de entrevistas de trabalho e de relatório uniforme para que cada chefia possa entrevistar para o seu próprio setor;
  • Reavaliação de processos de entrada e de dossier de colaborador de acordo com as normas impostas pelo ACT;
  • Implementação do controlo das despesas extra do pessoal de escritório e front office (deslocações, diárias, extras inerentes à atividade profissional;

Janeiro

Cash e apostas posteriores

  • Acompanhamento e formação da supervisão de loja;
  • Criação de check list de supervisão e acompanhamento de loja;
  • Avaliação express de cada colaborador;
  • Mapa de renovação de contratos de trabalho;
  • Comunicação entre departamentos e armazéns;
  • Implementação de reuniões semanais ou quinzenais da supervisão com Gerente de logística;
  • Implementação de listagens de controlo dos processos de HACCP;
  • Implementação e uniformização dos layouts e merchandising;
  • Implementação do método de pedidos de folga prioritários e da marcação de ferias por prioridades;
  • Implementação do controlo do pedido de economato e manutenção de loja;
  • Implementação dos processos de avaliação de limpeza House Keeping;
  • Uniformização dos horários de loja e reavaliação dos mesmos;
  • Implementação da lista de tarefas diárias e do horário para implementação;
  • Avaliação dos processos de afixações obrigatórias e livro de reclamações;
  • Implementação do livro de registo do histórico  para comparativos ao ano anterior;
  • Avaliação dos sistemas de caixa e metodologias;;
  • Implementação de KPI’s e objetivos qualitativos e quantitativos por loja;
  • Implementação do plano de formação semestral da equipa de trabalho;
  • Implementação de objetivos;
  • Eleição de um colaborador para manutenção (pequenos arranjos que possam ser regularmente realizados para garantir o bom aspeto das lojas);
  • Criação de lista de verificação de equipamento, iluminação, música (?);
  • Criação de calendário de campanhas para as lojas 

Preço...

...e alguns aspetos importantes.

Queremos antes de mais, agradecer a atenção que dispensou até aqui.
Face ao estilo de serviço previsto, acreditamos que o melhor formato para que as nossas ações possam vir a representar o sucesso de todo o projeto, o formato de proposta deverá ser de avença mensal. 
Relembramos que confiamos nas nossas competências. Por este motivo, propomos que a partir do dia em que sinta que já não representamos mais valias para o seu crescimento, poderá dispensar de imediato os nossos serviços e vice versa sem qualquer prejuízo.
O projeto é abrangente e prevê um grau de exigência e dedicação elevados. Tanto ao nível do tempo passado no terreno como ao nível do tempo de planificação e acompanhamento à distância.
Valor mensal 1100,00 €
A este valor e aos correspondentes às deslocações, acresce o IVA 
 
Alguns aspetos importantes:
  • As deslocações serão faturadas ao cliente de acordo com os valores atualizados apresentados na ferramenta “VIA MICHELIN” onde são incluídos os valores das portagens e combustível;
  • Sempre que necessário, o alojamento do, ou dos consultores será faturado ao cliente de acordo com o valor real cobrado pela unidade hoteleira da categoria do Hotel IBIS. 
  • Sem prejuízo para o sucesso e eficácia da nossa intervenção, a 3Solutions poderá ter que recorrer a outros consultores para além dos que estão implícitos nesta proposta;
  • O número de consultores previstos para cada ação será de 1 consultor;
  • As presenças do consultor deverão ser realizadas por acordo mútuo;
  • Os consultores estão abrangidos pelo seu seguro de acidentes de trabalho.
Confiamos no nosso profissionalismo. Embora sem registo deste acontecimento, afirmamos que assim que uma das partes sinta que a outra já não representa uma mais-valia, esta, poderá solicitar a interrupção imediata das atividades sem prejuízo nenhum para qualquer uma das entidades envolvidas. (serão apenas faturados os valores devidos até ao momento em que essa decisão for tomada)
 
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