Queremos, antes de mais agradecer a consulta acerca dos nossos serviços, bem como a forma profissional e simpática de como fomos recebidos na nossa reunião de briefing.
Partilhamos assim, o nosso entusiasmo numa possível parceria que se antevê como uma parceira de sucesso.
A nossa proposta visa abordar todos os temas que entendemos pertinentes numa formação de merchandising completa.
Medir para decidir – Realizar testes A/B que garantam que a teoria pode ser aplicada na prática
Conhecer e criar kpi´s de acordo com objetivos qualitativos
Entender o equilíbrio entre o stock existente, a margem do produto e a rotação para poder tomar decisões de merchandising
Distinguir KPI de métrica
Criar planos de ação de acordo com os KPI’s selecionados
Temporizar KPI´s de acordo com o atingimento das métricas propostas
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que crie um KPI de acordo com determinada métrica, e a realização de um plano de ação para trabalhar esse KPI
Da criatividade ao planograma - o custo da mão de obra criativa
Objetivos específicos para esta ação:
Compreender a utilidade do planograma
Levar em consideração a alteração constante das dimensões das embalagens no setor alimentar
Avaliar o número de horas de trabalho desperdiçadas por dia a repor sem planograma
Avaliar a o grau de envolvimento e motivação da equipa se não lhe for permitida criatividade na execução dos lineares
Criar um compromisso entre o espaço programado com planograma e o espaço de linear onde é permitida intervenção do responsável de merchandising
Levar em consideração a diferença entre lojas e avaliar os pós e os contras em relação à utilização do planograma em toda a loja (congelados, frios, mercearia e DPH
Compreender a insistência dos fornecedores em intervir com os seus comerciais na tentativa constante de implementar os seus próprios planogramas
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que crie permita criar um planograma e propor a discussão de em quantas lojas poderá ser implementado.
Entender em cada uma das lojas, a circulação natural do consumidor e a circulação imposta por elementos colocados ao acaso ou com intenção
Conhecer os métodos e as ferramentas que permitem a alteração da circulação de loja
Entender a necessidade de espaços amplos onde o cliente possa circular, parar e inverter a sua marcha sem prejudicar os demais
Decidir acerca das vantagens e das desvantagens de aceitar expositores propostos pelos fornecedores
Decidir acerca da altura das gondolas e dos topos iniciais
Saber alterar a circulaçção de loja natural em função das mecessidades apresentadas pela marca e face aos objetivos propostos
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que crie permita criar um planograma e propor a discussão de em quantas lojas poderá ser implementado.
FAZER UMA ANÁLISE RÁPIDA DO MERCHANDISING E AVALIAR FATORES ANTES DE FAZER
Objetivos específicos para esta ação:
Conhecer a regra 3 x 3
AVALIAR O MERCHANDISING
1 Avaliar a uniformização das medidas das embalagens no linear, a mancha cromática, e o alinhamento do produto à face das prateleiras
2 Avaliar o detalhe – Ou seja, a quantidade de informação e de adereços de merchandising à vista do cliente
3 Avaliar o excesso ou defeito de oferta de sortido ao cliente
REALIZAR O MERCHANDISING
1 Saber selecionar o top de vendas para a zona quente e decidir acerca do produto sem rotação
Avaliar a quantidade de stock face às validades para expor em zona quente
Avaliar a sazonalidade para decidir zona quente ou zona fria
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que avalie com a regra 3 x 3 alguns exemplos de merchandising e que decida acerca da sua manutenção ou não
Zonas quentes vista aérea e zonas quentes na gondola
Objetivos específicos para esta ação:
identificar zonas quentes e zonas frias em qualquer espaço comercial
Aprender a transformar zonas frias em zonas quentes
Entender em que situaçoes devemos transformar uma zona quente numa zona mais fria
Aprender a parar o cliente e ter noção da sua velocidade de circulaão
Avaliar zonas quentes na loja em relação à perspetiva de planta
Avaliar zonas quentes e frias na gôndola na horizontal e na vertical
Perceber os motivos que levam a expor na horizontal por marca ou por família e o mesmo em relação à exposição vertical
Zona quente produto caro margem baixa
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que analise e tome decisões de exposição comercial de determinadas marcas e famílias de produto em zonas quentes ou zonas frias.
Conhecer a grande maioria das ferramentas de merchandising existente
Saber utilizar as ferramentas de merchandising de acordo com as necessidades da loja e em função dos objetivos comerciais da marca
Colocação de preços e disticos de preço existentes no mercado para cada setor ou família
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que utlilize de modo fictício algumas ferramtentas em função de objetivos propostos na altura da formação
Divisão do sortido em setores famílias e sub-famílias
Objetivos específicos para esta ação:
Aprender a dividir a loja em setores, família e sub-família, de acordo com o público alvo da marca ou de acordo com a sua localização (exemplo: colocar champoo de bébé em “bébé ou em champoos?)
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho divida os artigos de venda de determinado setor em famílias e sub-famílias
Privilegiar os acessos ou o merchandising mais comercial?
Objetivos específicos para esta ação:
Saber identificar as dificuldades de logística de cada espaço comercial
Entender a vantagem da colocação dos produtos TOP de vendas em pontos estratégicos face à distância dos pontos de armazém
Entender a colocação de TOPs de venda em pontos estratégicos face às zonas quentes da loja
Aprender a tornar uma zona fria numa zona quente de acordo com a necessidade de colocar determinada família mais perto dos armazéns
Calcular o custo ao minuto de cada colaborador
Calcular o tempo investido diáriamente em trajeto de reposição de determinado produto
Calcular o valor de margem perdido entre colocar um produto TOP de vendas numa zona fria em vez de ser colocado numa zona quente
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que realize alguns cálculos e que em função desses cálculos tome decisões de merchandising e de layout de loja em função dos setores de loja
Realização do merchandising de acordo com a prevenção de roubos
Objetivos específicos para esta ação:
Identificar os potenciais percursos de roubo entre roubo externo e roubo interno
Identificar as famílias ou as referências com maior risco de roubo
Identificar os angulos mortos de visão dos colabradores
Identificar os angulos mortos de visão das câmaras de vigilância
Aprender a criar métodos de defesa anti-roubo através do layout de loja e através do merchandising
Avaliar o risco de roubo em função do risco de não vender
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que esboce um layout defensivo mas comercial, levando em consideração a prevenção de roubos
Horário de acordo com a indicação do nosso cliente
A ação poderá contar com um ou dois consultores da 3Solutions, na totalidade ou parcialidade do tempo de acordo com o que acreditamos ser melhor para o atingimento dos objetivos da ação.
Alguns aspetos a levar em consideração:
O local das ações deverá ser em Portugal e da responsabilidade do nosso cliente
Os custos correspondentes às deslocações, estadia e refeições dos, ou do nosso consultor, não estão incluídos nesta proposta e serão cobrados ao nosso cliente de acordo com negociação posterior
As instalações onde irão decorrer as ações, devem estar munidas com equipamento audio-visual atual e de compatibilidade universal (Smart TV ou projetor de vídeo com USB)
O material de apoio à ação (nomeadamente, canetas, folhas , plantas de loja, imagens impressas, etc) serão da responsabilidade do nosso cliente e serão acordados entre a 3Solutions e os elementos decisores do E.Leclerc em função do sucesso da ação de formação
Os seguros de acidentes de trabalho dos participantes da ação, são da responsabilidade do nosso cliente
Os seguros de acidentes de trabalho dos nossos consultores são da nossa responsabilidade