3 Solutions | WE SPEAK RETAIL – Consultoria e Formação retalho

Merchandising

Proposta de formação em Merchandising

consultores de gestão de empresas
Queremos, antes de mais agradecer a consulta acerca dos nossos serviços, bem como a forma profissional e simpática de como fomos recebidos na nossa reunião de briefing. Partilhamos assim, o nosso entusiasmo numa possível parceria que se antevê como uma parceira de sucesso. A nossa proposta visa abordar todos os temas que entendemos pertinentes numa formação de merchandising completa.

Os temas

KPI´s

Planograma

Circulação de loja

Regra 3 x 3

Layout de loja

Zonas quentes

Ferramentas Mercha

Sortido

Custo por m2

Lost prevention

Comercial / Logística

KPI > Merchandising

KPI

Converter kpi's em planos de ação

Objetivos específicos para esta ação:

  • Medir para decidir – Realizar testes A/B que garantam que a teoria pode ser aplicada na prática
  • Conhecer e criar kpi´s de acordo com objetivos qualitativos
  • Entender o equilíbrio entre o stock existente, a margem do produto e a rotação para poder tomar decisões de merchandising
  • Distinguir KPI de métrica
  • Criar planos de ação de acordo com os KPI’s selecionados
  • Temporizar KPI´s de acordo com o atingimento das métricas propostas
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que crie um KPI de acordo com determinada métrica, e a realização de um plano de ação para trabalhar esse KPI

Planograma

Da criatividade ao planograma - o custo da mão de obra criativa

Objetivos específicos para esta ação:

  • Compreender a utilidade do planograma 
  • Levar em consideração a alteração constante das dimensões das embalagens no setor alimentar
  • Avaliar o número de horas de trabalho desperdiçadas por dia a repor sem planograma
  • Avaliar a o grau de envolvimento e motivação da equipa se não lhe for permitida criatividade na execução dos lineares 
  • Criar um compromisso entre o espaço programado com planograma e o espaço de linear onde é permitida intervenção do responsável de merchandising
  • Levar em consideração a diferença entre lojas e avaliar os pós e os contras em relação à utilização do planograma em toda a loja (congelados, frios, mercearia e DPH
  • Compreender a insistência dos fornecedores em intervir com os seus comerciais na tentativa constante de implementar os seus próprios planogramas
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que crie permita criar um planograma e propor a discussão de em quantas lojas poderá ser implementado. 

circulação de loja

interpretar e alterar a circulação de loja

Objetivos específicos para esta ação:

  • Entender em cada uma das lojas, a circulação natural do consumidor e a circulação imposta por elementos colocados ao acaso ou com intenção
  • Conhecer os métodos e as ferramentas que permitem a alteração da circulação de loja
  • Entender a necessidade de espaços amplos onde o cliente possa circular, parar e inverter a sua marcha sem prejudicar os demais
  • Decidir acerca das vantagens e das desvantagens de aceitar expositores propostos pelos fornecedores 
  • Decidir acerca da altura das gondolas e dos topos iniciais
  • Saber alterar a circulaçção de loja natural em função das mecessidades apresentadas pela marca e face aos objetivos propostos
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que crie permita criar um planograma e propor a discussão de em quantas lojas poderá ser implementado. 

rEGRA 3 X 3

FAZER UMA ANÁLISE RÁPIDA DO MERCHANDISING E AVALIAR FATORES ANTES DE FAZER

Objetivos específicos para esta ação:

  • Conhecer a regra 3 x 3
AVALIAR O MERCHANDISING 
  • 1 Avaliar a uniformização das medidas das embalagens no linear, a mancha cromática, e o alinhamento do produto à face das prateleiras
  • 2 Avaliar o detalhe – Ou seja, a quantidade de informação e de adereços de merchandising à vista do cliente
  • 3 Avaliar o excesso ou defeito de oferta de sortido ao cliente  
REALIZAR O MERCHANDISING
  • 1 Saber selecionar o top de vendas para a zona quente e decidir acerca do produto sem rotação
  • Avaliar a quantidade de stock face às validades para expor em zona quente
  • Avaliar a sazonalidade para decidir zona quente ou zona fria 
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que avalie com a regra 3 x 3 alguns exemplos de merchandising e que decida acerca da sua manutenção ou não 

Layout de loja

Interpretação do layout de loja Layout e merchandising

Objetivos específicos para esta ação:

  • Entender as diferenças entre o layout de loja e o merchandising
  • Saber decidir face à visão, missão e público alvo da marca, a periodicidade com que o layout de loja deve ser alterado e até que profundidade
  • Contornar com o merchandising decisões mal tomadas na altura da realização do layout de loja
  • Compreender a concorrência em relação a decisões acerca do layout de loja
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que crie um layout para uma loja do grupo.

ZONAS QUENTES E ZONAS FRIAS

Zonas quentes vista aérea e zonas quentes na gondola

Objetivos específicos para esta ação:

  • identificar zonas quentes e zonas frias em qualquer espaço comercial
  • Aprender a transformar zonas frias em zonas quentes
  • Entender em que situaçoes devemos transformar uma zona quente numa zona mais fria
  • Aprender a parar o cliente e ter noção da sua velocidade de circulaão
  • Avaliar zonas quentes na loja em relação à perspetiva de planta
  • Avaliar zonas quentes e frias na gôndola na horizontal e na vertical
  • Perceber os motivos que levam a expor na horizontal por marca ou por família e o mesmo em relação à exposição vertical
  • Zona quente produto caro margem baixa
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que analise e tome decisões de exposição comercial de determinadas marcas e famílias de produto em zonas quentes ou zonas frias.

Sortido

Tipo de material merchandising e utilidade

Objetivos específicos para esta ação:

  • Conhecer a grande maioria das ferramentas de merchandising existente
  • Saber utilizar as ferramentas de merchandising de acordo com as necessidades da loja e em função dos objetivos comerciais da marca
  • Colocação de preços e disticos de preço existentes no mercado para cada setor ou família
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que utlilize de modo fictício algumas ferramtentas em função de objetivos propostos na altura da formação

Ferramentas de merchandising

Divisão do sortido em setores famílias e sub-famílias

Objetivos específicos para esta ação:

  • Aprender a dividir a loja em setores, família e sub-família, de acordo com o público alvo da marca ou de acordo com a sua localização (exemplo: colocar champoo de bébé em “bébé ou em champoos?)
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho divida os artigos de venda de determinado setor em famílias e sub-famílias

KPI > Merchandising

Aplicar o merchandising de acordo com os KPI's em avaliação OKR's

Objetivos específicos para esta ação:

  • Entender o conceito de objetivo qualitativo e quantitativo
  • Entender o conceito de OKR (estojo de objetivo qualitativo com 4 objetivos quantitativos)
  • Aplicar kPI’s de acordo com o OKR
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que crie um plano de ação de acordo com um OKR selecionado pela equipa

Comercial / Logística

Privilegiar os acessos ou o merchandising mais comercial?

Objetivos específicos para esta ação:

  • Saber identificar as dificuldades de logística de cada espaço comercial
  • Entender a vantagem da colocação dos produtos TOP de vendas em pontos estratégicos face à distância dos pontos de armazém
  • Entender a colocação de TOPs de venda em pontos estratégicos face às zonas quentes da loja
  • Aprender a tornar uma zona fria numa zona quente de acordo com a necessidade de colocar determinada família mais perto dos armazéns
  • Calcular o custo ao minuto de cada colaborador
  • Calcular o tempo investido diáriamente em trajeto de reposição de determinado produto
  • Calcular o valor de margem perdido entre colocar um produto TOP de vendas numa zona fria em vez de ser colocado numa zona quente
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que realize alguns cálculos e que em função desses cálculos tome decisões de merchandising e de layout de loja em função dos setores de loja

Lost Prevention

Realização do merchandising de acordo com a prevenção de roubos

Objetivos específicos para esta ação:

  • Identificar os potenciais percursos de roubo entre roubo externo e roubo interno
  • Identificar as famílias ou as referências com maior risco de roubo
  • Identificar os angulos mortos de visão dos colabradores 
  • Identificar os angulos mortos de visão das câmaras de vigilância
  • Aprender a criar métodos de defesa anti-roubo através do layout de loja e através do merchandising
  • Avaliar o risco de roubo em função do risco de não vender
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que esboce um layout defensivo mas comercial, levando em consideração a prevenção de roubos 

Custo por m2

De acordo com as zonas quentes e zonas frias criar planta com custo/m2

Objetivos específicos para esta ação:

  • Saber calcular o custo por m2 na loja em função da análise de zonas quentes e zonas frias da loja
  • saber organizar a loja e o seu merchandising em função do custo/m2, da margem e da rotação de cada referência
Após a apresentação teórica dos conceitos, será proposto ao grupo de trabalho que calcule o valor por m2 de cada loja Eleclerc

Preço, duração e acordos

Preço por dia de ação:

550,00€

Duração aconselhada da ação:

4 dias

Horário de acordo com a indicação do nosso cliente

A ação poderá contar com um ou dois consultores da 3Solutions, na totalidade ou parcialidade do tempo de acordo com o que acreditamos ser melhor para o atingimento dos objetivos da ação.

Alguns aspetos a levar em consideração:

O local das ações deverá ser em Portugal e da responsabilidade do nosso cliente

Os custos correspondentes às deslocações, estadia e refeições dos, ou do nosso consultor, não estão incluídos nesta proposta e serão cobrados ao nosso cliente de acordo com negociação posterior

As instalações onde irão decorrer as ações, devem estar munidas com equipamento audio-visual atual e de compatibilidade universal (Smart TV ou projetor de vídeo com USB)

O material de apoio à ação (nomeadamente, canetas, folhas , plantas de loja, imagens impressas, etc) serão da responsabilidade do nosso cliente e serão acordados entre a 3Solutions e os elementos decisores do E.Leclerc em função do sucesso da ação de formação

Os seguros de acidentes de trabalho dos participantes da ação, são da responsabilidade do nosso cliente

Os seguros de acidentes de trabalho dos nossos consultores são da nossa responsabilidade

O IVA Não está incluído nos preços apresentados