3 Solutions | WE SPEAK RETAIL – Consultoria e Formação retalho

Proposta de formção

Diagnóstico, sala e terreno

Breve mensagem / formato da proposta

Acreditamos que a metodologia de trabalho que praticamos, é aquela que melhor resultado devolve aos nossos clientes. 

Este conceito, consiste numa primeira abordagem ao interior e exterior da (ou das) loja(s) do nosso cliente, onde será facilitada a comunicação entre os nossos consultores e a equipa, bem como a visita aos espaços que façam sentido visitar no contexto da formação. (Eset passo será validado sempre pelo nosso cliente) 

A esta fase, chamamos de “diagnóstico”.

Após o diagnóstico, e um briefing mais aprofundado com o nosso cliente e/ou com algum elemento da equipa que o nosso cliente considere relevante para a construção de um conteúdo adequado, será enviada por nós, uma proposta de formação que consideremos 100% adequada para que os resultados pretendidos pelo nosso cliente sejam alcançados. 

Esta proposta prevê a sugestão dos dias de duração ideais para a formação, o equilíbrio entre terreno e sala que consideramos mais eficaz, quanto tempo para cada elemento hierárquico da equipa, os conteúdos mais adequados para o efeito pretendido, e claro, o preço total.

O preço final será apresentado em função da seleção do nosso cliente. 

Esta proposta será a que acreditamos que seja o “PREMIUM” da formação para o que nos foi solicitado e para o que diagnosticámos no terreno.

De acordo com o tempo e orçamento disponível por parte do nosso cliente, será então realizada a proposta final.  

Os temas mais comuns:

Liderança, Atendimento e Merchandising

Liderança

A formação em liderança subdivide-se em vários temas que dão origem aos conteúdos mais diversos. 

Após uma fusão entre o diagnóstico apurado com a nossa visita ao terreno e o briefing do nosso cliente, é comum encontrar áreas de intervenção a este nível que se prendem com comunicação, gestão e planificação do tempo, delegação de tarefas, recrutamento de colaboradores internamente para desenvolver as tarefas solicitadas, autonomia, auditoria, proatividade, tecnologias informáticas, relacionamento com o cliente interno, entre outras possibilidades ainda mais aprofundadas.  

Atendimento

Muito embora o fundamento seja semelhante, dividimos este conteúdo em dois grandes setores.  O atendimento interno e o atendimento externo. Pois, acreditamos que se internamente, as equipas sentirem o mesmo dever e respeito pelos colegas de trabalho, que sentem pelo cliente externo e pelos fornecedores, estamos a cultivar um ambiente de trabalho que por si só, já representa uma melhoria significativa na motivação das equipas para a melhoria neste capítulo. 

O nosso conceito divide-se em três fundamentos essenciais que darão o pontapé de saída para uma atitude genuinamente diferente no atendimento. 

Trust, Advising e Loyalti. 

Merchandising

Sem um excelente atendimento e uma liderança eficaz, poderemos acreditar que o sucesso de qualquer ponto de venda no retalho estará potencialmente colocado em causa. No entanto, nenhum desses fatores funcionam sem um merchandising comercial e organizado. 

KPI’s, OKR’s, PEPS, Reposição, Gestão de stocks, ferramentas de merchandising, zonas quentes e zonas frias, circulação de cliente, diferença entre layout de loja e merchandising, luz, música, fardamento, organização de congelados, peixaria, fruta e legumes e sua reposição, padaria e cafetaria, talho e charcutaria, aroma da loja entre outros temas que possam ser mais adequados a determinada loja específica, são os temas mais solicitados pelos nossos clientes. 

Quantas pessoas devem participar em cada ação?

Dependendo da função desempenhada pelos participantes e o objetivo versus conteúdo da formação, o número ideal pode variar entre um a cerca de 20 pessoas.
O nosso formato de atividades de formação, gera habitualmente um clima de interatividade e bom ambiente, onde as dinâmicas de grupo acabam por fazer parte e por ser mencionadas como o momento alto de cada formação.
Por este motivo, quer em sala, quer no terreno, aconselhamos o mínimo de quatro participantes e o máximo de 20.
 

A nossa experiência

3Solutions é uma marca de consultoria de gestão.
Cada projeto tem como missão principal, a atualização das empresas bem como o seu desenvolvimento. É assim que contribuímos para que fiquem mais competitivas e para o cumprimento dos seus objetivos.
É comum, serem traçados planos de ação, onde a formação ministrada por nós, se torne uma das ferramentas de enorme impacto nos resultados.  
Este facto, envolve-nos diretamente na consequência das nossas ações e formação. 
Oriundos do retalho de moda, nascemos há 9 anos, quando os fundadores da marca 3Solutions, Hugo Andrade e Isabel Portugal, tomaram a decisão de dedicar sua atividade profissional à transmissão de boas práticas no retalho através da consultoria e da formação.
Acreditamos facilitar a vida dos profissionais do retalho, contraindo experiência e partilhando essas boas práticas.
Foi de mercado em mercado que fomos sendo solicitados, e cada vez mais, também, pelo setor alimentar.
Neste último, a nossa paixão e os nossos resultados, cativaram a atenção de algumas insígneas também conhecidas no mercado. Assim como, o Intermarché.
Foram até agora, 6 anos de atualizaçã0 constante neste setor tão rico em aprendizagem.
Estamos certos de que esta possível parceria irá acrescentar mutuamente.

Estamos ao seu dispor

Se prefere marcar uma reunião por e-mail, envie-nos a sua mensagem.

Ou envie-nos o seu caso

    A nossa proposta

    Fase de diagnóstico
    Inicialmente, propomos que seja realizada uma primeira reunião online entre todos aqueles que o Intermarché de Lagos entender que deve envolver e a 3Solutions.
    Após reflexão do Intermarché, será marcada uma visita ao terreno na vossa loja de Lagos, onde finalmente nos conheceremos e numa breve conversa, serão ultimados os pormenores da nossa visita de diagnóstico de áreas de melhoria da equipa. Previamente, já n os foram relatadas as preocupações principais da equipa de gestão do Intermarché de Lagos.
    A duração desta fase prolonga-se por um dia. 
    Acreditamos que a oferta do nosso trabalho de diagnóstico será um passo na conquista de confiança mútua, entre nós e a vossa equipa. 
    Por esse motivo, entendemos oportuna a oferta deste dia, sendo que, apenas irão ser imputados os custos da deslocação dos nossos consultores ao Intermarché de Lagos. 
    Criação de conteúdos
    Em função daquelas que forem as elações retiradas da primeira fase, iremos desenvolver os conteúdos de formação.
    No prazo máximo de duas semanas após o diagnóstico concluído, enviaremos o nosso plano de formação, já com a agenda que pretendemos apresentar e com a cronologia, os colaboradores/funções que aconselhamos serem alvo desta intervenção, bem como a configuração que propomos ser a final.
    Relembramos que esta proposta irá contemplar as formações que entendermos mais necessárias e aquelas que poderiam ser menos urgentes. 
    Será o Intermarché de Lagos a apurar aquelas que considera que devem ser incluídas. 
    Validação do projeto e marcação de datas
    Finalmente, após validação do projeto, iremos passar à fase de marcação das atividades de formação.
    De acordo com as agendas, e visando pouco impacto para o bom funcionamento da loja, no pio senário, seriam marcados os dias de formação que o Intermarché entenda necessárias para um trimestre (mesmo que representasse apenas dois dias)
    Preço e alguns aspetos a levar em consideração
    Diagnóstico:
    Gratuito neste caso
    Realização de conteúdos:
    Gratuito neste caso 
    Caso o número de dias de formação seja inferior ao previsto nos conteúdos, este benifício poderá ser reavaliado. 
    Avença mensal 
    O formato de avença mensal implica negociação prévia.

    (Damos preferência a parcerias em avulso)

    Dias de formação (Avulso):
    As nossas formações são faturadas em função de um valor/dia da ação ou valor/dia por participante.
    O valor/dia por ação nunca deverá ser inferior a 400€ (mesmo que com apenas 1 participante)  e o valor por participante nunca inferior a 30€
    Um dia representa sensívelmente 8 horas
    Exemplo:
    10 participantes ou menos: 400,00€ / dia
    20 participantes:
    600,00€  / dia
    Os casos em que o número de participantes exceda os 20, deverão ser negociados caso a caso.
    Os valores apresentados excluem o IVA.
    Deslocação, alimentação e estadia dos nossos consultores:

    Darão lugar a estes pontos, as ações a desenvolver em localidades que distem mais do que 50 Kms de Cascais. Para ações mais perto do que 50Km, serão apenas cobradas as deslocações.

    Em defesa da qualidade do nosso trabalho, a duração das estadias dos nossos consultores será sempre uma noite superior à duração da ação (noite anterior), sendo que os custos inerentes a essas deslocações e estadia serão da responsabilidade donosso cliente, mediante a apresentação de fatura com o NIF do cliente.
    Material e condições de trabalho
    Todo o material de merchandising ou necessário à ação, nomeadamente papel, canetas, etc. serão da responsabilidade do nosso cliente ou faturados por nós. 
    A formação em sala obriga a condições audiovisuais compatíveis. (Este tema será debatido na fase de diagnóstico).
    O seguro de acidentes de trabalho dos consultores é o único que está incluido no nosso preço.
    O número de consultores deve ser validado pelo cliente e decidido em parceria entre a 3Solutions e o Intermarché de Lagos. 
    O preço não varia em função do número de consultores, a não ser que a intervenção necessite mais do que dois. 
    Quando a formação é ministrada em sala, sugerimos intervalos para café. Tudo o que for servido, é da responsabilidade do nosso cliente,
     
     
     
    Certificados de presença
    Certificados de presença
    Somos uma marca que une consultores por conta própria, certificados com o devido CCP, e que tenham as melhores referências de clientes anteriores.
    Tem sido assim que defendemos a boa imagem da 3Solutions
    As horas de formação deverão ser posteriormente introduzidas pelo nosso cliente na plataforma SIGO para serem oficializadas como horas de formação. 
    No entanto, serão emitidos certificados de presença e impressas folhas de presença aos participantes, para que estes assinem após cada intervenção. 
     

    Realize em parceria o seu calendário de formações para 2025!

    Aproveite este momento para criar um plano de formação que permita que a sua equipa seja desenvolvida de acordo com as necessidades da sua empresa, num formato dinâmico e divertido. Queremos fazer parte do envolvimento da sua equipa para com a sua empresa e para com a insígnia que representa. Troque impressões connosco agora mesmo e faça o seu plano de 2025.

    Ou solicite uma nova reunião