Parceria de formação idioma ES
Como já vem sendo habitual, pretendemos apresentar uma base de proposta de consteúdo para o dia da formação, que esteja perto do objetivo da Top Challenge e que vá ao encontro da interpretação que fizémos do briefing telefónico. Teremos todo o gosto em que seja marcada uma reunião que vise a adaptação deste conteúdo, por forma a que se torne ainda mais perto do pretendido.
Objetivos específicos para esta ação:
- Sensibilização de equipa de Gerentes de loja em relação à prática de um tipo de liderança que proporcione o crescimento das equipas de trabalho
- Reforçar a importância do treino de venda
Quando se trata de aplicar conceitos em exercícios práticos, é comum surgir alguma resistència por parte das equipas., No entanto, cada vez mais se confirma que esses momentos de aplicação prática são os que mais reforçam positivamente a experiência da aprendizagem.
A prática permite a integração do conhecimento teórico e proporciona um ambiente de desenvolvimento coletivo onde as equipas podem experimentar, observar e refletir sobre as dinâmicas de liderança.
Para garantir a eficácia das práticas, é essencial que as atividades estejam diretamente conectadas com os conteúdos teóricos abordados na formação.
Quando o conhecimento prático é aplicado após uma base teórica sólida, os participantes irão compreender melhor os objetivos e contextos de cada conceito, assimilando a importância de uma liderança situacional que se adapta conforme as necessidades e a maturidade da equipa.
Assim, para reforçar o conteúdo e melhorar a experiência de aprendizagem, sugerimos incluir na parte teórica os seguintes tópicos, seguidos de atividades de role-playing com observação de grupo:
Abordagem â bússola de valores-Os quatro pontos cardeais da liderança em parceria com as equipas.
1. Os “M’s” da Liderança Situacional: Explorando como a liderança deve ajustar-se conforme a maturidade e evolução do colaborador em cada fase, permitindo que a equipa experimente diferentes estilos de liderança de acordo com a necessidade de suporte ou autonomia.
2. Prática do “AECA – Os quatro passos simples da comunicação”: Sensibilizar a equipa em relaçáo aos elementos de Comunicação; Anunciar, Explicar, Confirmar e Assegurar, afetam as relações interpessoais tanto no ambiente de trabalho como até em contextos pessoais, promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
3. Importância dos Elementos de Crescimento: Analisando o impacto de cada elemento no desenvolvimento individual do líder e da equipa, criando um ambiente onde o crescimento é promovido.
4. Técnicas de Comunicação Assertiva: Apresentando estratégias práticas que fortalecem a comunicação no ambiente de trabalho, visando à construção de um espaço onde as interações são mais transparentes e produtivas (Rosenberg, 2003).
Com essas abordagens, pretende-se garantir que os participantes não apenas compreendam, mas também internalizem os conceitos, promovendo uma liderança prática e situacional com benefícios mensuráveis para o desempenho das equipas.
IP